A advogada Rita de Cássia Vivas, do escritório Riedel de Figueiredo Advogados Associados, participou nessa terça (8/5) do 1º Café Sindical da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil-Seção do Distrito Federal O evento foi realizado na sede da CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e teve como objetivo debater temas relevantes para o movimento sindical, como o custeio sindical. Participaram do evento lideranças sindicais e representantes da advocacia, Ministério Público, Judiciário e sociedade em geral.

Na ocasião, a presidente da Comissão de Direito Sindical e Associativo (CDSA) da OAB DF, Denise Pinheiro, abordou a importância da discussão do tema e criticou tentativas de flexibilização dos direitos trabalhistas. “Este é um dos fóruns onde devemos compartilhar nossas dúvidas. A Reforma Trabalhista não veio precedida de lastro democrático, por isso, é ainda mais fundamental discutirmos seus impactos e caminhos a serem seguidos”, afirmou a advogada.

Integrante da comissão organizadora do evento, a advogada sindical e secretária-adjunta da CDSA da OAB DF, Carol Sena, defendeu que este é um momento que exige do movimento sindical unidade e luta. Para ela, a mesma lei que faz prevalecer o negociado sobre o legislado, também fragiliza o custeio sindical.

“Eis uma equação complexa, na medida em que a asfixia financeira inviabiliza não apenas a negociação, mas a própria representação sindical. E nesse cenário o debate promovido hoje pela CDSA da OAB DF foi de extrema valia, pois avaliou, juntamente com a magistratura, com o Ministério Público do Trabalho e com a advocacia laboral e patronal os impactos experimentados nos primeiros meses pós reforma e, ainda, novas teses e perspectivas quanto ao custeio.”, comenta.

Fotos: CNTC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *